sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Manuel de Boaventura








  • Nome Completo: Manuel Joaquim de Boaventura

  • Nascimento: 15 de Agosto de 1885- Vila-Chã

  • Morte: 25 de Abril de 1973- Esposende

  • Nacionalidade: Portuguesa

  • Ocupação: Escritor Jornalístico



- Manuel Joaquim de Boaventura, nasceu em Vila-Chã, conselho de Esposende, a 15 de Agosto de 1885. Filho de Albino Augusto Dias de Boaventura e de D. Balbina Gonçalves do Vale.


- Faleceu a 25 de Abril de 1973 num trágico acidente de viação.


- Foi um escritor dedicado á sua província minhota e, em especial, ao seu " terrunho natal " que era Vila-Chã. A sua vasta obra deixa transparecer um espírito conhecedor da " vida alheia ", retratando fielmente o " Modus Vivendi " deste povo.


- Publicou o seu primeiro romance " O Solar dos Vermelhos " quando tinha a idade de 24 anos. Após este trabalho prendou-nos com dezenas de títulos que vão desde o romance ao folhetim político, passando pela Investigação Histórica. A partir daí intensifica-se a sua vida literária tendo sido além de contista e novelista, colaborador de vários jornais, redactor principal d jornal " A Verdade ", Delegado da 2º Subcecção do Instituto de Alta Cultural, Delegado da segunda Subcecção Nacional da Educação.


- O desaparecimento prematuro deste notável contista fez com que parte da sua obra ficasse por publicar e, em parte, espalhada. Das obras publicadas e de grande valor para o estudo da língua portuguesa devemos salientar a obra " Vocabulário Minhoto " que foi editada em dois volumes tendo saído o primeiro volume em 1916 contendo 1340 étimos e, em 1922 sairia o segundo volume com mais 1364 étimos.


Sem comentários:

Enviar um comentário